Dedetizadora de Qualidade
Ratos? Baratas? Formigas? CHEGA!
Muitos Orçamentos Caros?

Saiba Tudo Sobre Descupinização

Descupinização é o conjunto de técnicas e procedimentos utilizados com produtos químicos, inseticidas e solventes para controle dos cupins de madeira ou subterrâneos.

Cupins de Madeira e Subterrâneos

Cupins são pragas muito danosas a população tanto em grandes cidades como cidades interioranas, pois estes monstrinhos consomem de moveis até estruturas de alvenarias. Identificando o problema é necessário tomar as devidas medidas antes que os danos sejam irreversíveis.

Cupim de Madeira

Cupim de madeira seca pode construir seus ninhos em madeiras estruturais de construções ou nas mobílias das casas. Os ninhos geralmente não possuem contato com o solo. As colônias não são muito grandes, apresentando centenas de cupins que vivem nas galerias e túneis escavados na própria peça de madeira da qual se alimentam.

Características:
• Presença de um pó granuloso
• Alimentam de móveis, livros, papéis
• Não transmite doenças

Cupim de Subterrâneo

Esses cupins são popularmente conhecidos como “cupins de solo” ou “cupins de parede”. No ambiente urbano, a espécie que causa mais danos ao homem é a Coptotermes Gestroi. Os cupins operários de Coptotermes Gestroi são os indivíduos mais numerosos da colônia e podem viver até 5 anos. Esses indivíduos apresentam coloração creme e são maiores que os soldados, que, por sua vez, atingem aproximadamente 5 mm de comprimento. Os cupins soldados dessa espécie são caracterizados por suas mandíbulas de pontas finas e recurvadas. Eles possuem coloração alaranjada e são bastante agressivos. Quando ameaçados, expelem uma secreção esbranquiçada a partir de uma glândula da cabeça.

A rainha pode chegar a 2 cm de comprimento e possui o abdômen exageradamente grande, devido ao desenvolvimento do aparelho reprodutor. Ela pode viver até 15 anos e quando morre é substituída por outra reprodutora derivada de uma ninfa. Assim, uma mesma colônia pode permanecer ativa por muito tempo. As colônias de Coptotermes Gestroi geralmente são enormes, podendo abrigar até um milhão de indivíduos.

Os ninhos de cupins podem ocorrer em paredes de construção, sem contato direto com o solo, ou podem ser subterrâneos. Eles são formados por uma mistura de fezes, saliva, solo e partículas de madeira.

Características:
• Alto poder de destruição

• Pode ficar até 15m abaixo da construção
• Prefere lugar úmido
• Deixam um “túnel” por onde passam

Como funciona a descupinização:

As técnicas mais comuns e utilizadas de descupinização são: barreira química, tratamento em madeiramento, tratamento de conduítes e a localizada. A escolha de qual técnica utilizar vai de pender das variáveis como ambiente, tipo de cupim e também deve ser analisado o nível de estrago causado.

• A descupinização com barreira química é utilizada no controle de cupins subterrâneos. O produto é aplicado no solo, paredes, tetos e caixotes para que os cupins não se espalhem pela casa.

• A descupinização com tratamento em madeiramento é feita com a aplicação de inseticidas na madeira infestada através de furos estratégicos seguida de uma pulverização para evitar novas infestações.

• A descupinização com tratamento de conduítes usa produtos químicos para bloquear a passagem de cupins.

• A descupinização localizada é usada para tratar cupins em locais específicos com a aplicação do produto químico no local afetado pela praga.

Quando fazer descupinização?

O mais comum é quando as pessoas notam os moveis sendo atacados, porém é importante ressaltar que os cupins podem estar atacando as estruturas do seu imóvel nesse momento, desta forma o melhor é sempre que for fazer um trabalho de Dedetização mesmo que de prevenção solicitar que o técnico de uma avaliada.

Muitas vezes mesmo um técnico experiente pode deixar passar uma evidencia, porem se prestar atenção e existir um trabalho mais constante de prevenções pode ser que os cupins não consigam avançar muito.

Solicite um Orçamento

Fale como nossos profissionais tire suas dúvidas e obtenha um orçamento adequado a sua necessidade.